Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda ?

Sem Comentarios

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda ?


Certo dia, ouvi uma pessoa perguntando para o seu amigo o seguinte: “por que as faculdades sempre dizem que o curso é de publicidade e propaganda? Não é a mesma coisa”? Nesse momento, parei alguns segundos para refletir sobre a questão para ter condições de responder a esta dúvida cruel quando for preciso. Muita gente, até mesmo quem trabalha na área, não sabe qual a diferença entre publicidade e propaganda.





Afinal, onde está a diferença entre publicidade e propaganda?

Puxei pela memória as aulas na faculdade. Na época, o professor tratou logo de identificar os supostos “irmãos gêmeos”. Propaganda é o ato de divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Publicidade é fazer isso com objetivo de ter lucro por parte do anunciante.
Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, a mensagem transforma-se em publicidade.
Outro bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

No dia a dia, acredito que esta diferença é irrelevante, afinal os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam. O importante é que a mensagem seja passada de forma clara e objetiva. Nos dois casos, a intenção é se comunicar com o público e convencê-lo a “comprar” a ideia da mensagem.
Por outro lado, é bom ficar por dentro desse assunto, pois é terrível um publicitário não saber diferenciar o que é propaganda do que é publicidade e não saber a diferença entre Marketing e Publicidade. É o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com isso.